Tendo como objetivo principal contextualizar os conhecimentos químicos, esta aula oportunizou aos alunos conteúdos significativos sobre a matéria, como são encontradas no nosso meio e a importância de reconhecer estas formas nos produtos presentes em nosso cotidiano. Como por exemplo entender porque temos que agitar alguns medicamentos (suspensão) e não agitar outros (solução), que já se encontram homogenizados.
A aula foi realizada em dois momentos: O primeiro os alunos tiveram a oportunidade de construir os conhecimentos através de um mapa conceitual, onde foram encadeados todos os aspectos perninentes ao assuntos, encadeados a partir da origem, que é a Química. Tiraram dúvidas e deram exemplos.
Mapa Conceitual montado com os alunos |
No segundo momento, os alunos manusearam vários objetos e embalagens de produtos do cotidiano e classificaram os mesmos como SOLUÇÃO, DISPERSÃO COLOIDAL e SUSPENSÃO. Ao final, observou-se onde os objetos foram classificados de forma incorreta e confirmando os acertos.
Alunos da 2ª Etapa A classificaram produtos do cotidiano |
Alunos da 2ª Etapa B classificaram produtos do cotidiano |
A atividade foi registrada por meio de imagens, inclusive com celulares, e os alunos comentaram vários exemplos de outros produtos de suas casas e trabalho.
A participação dos alunos da 2ª Etapa A na atividade foi muito boa |
A turma 2ª Etapa B também participou ativamente da aula |
Olha como ficou a mesinha após a atividade... |
A participação foi muito boa e os resultados esperados satisfatórios, com alunos ao final elogiando a estratégia utilizada para facilitar o aprendizado da Química, que para muitos é vista como "difícil" ou "bicho de sete cabeças".
Eu e parte dos alunos da turma 2ª Etapa B (noturno) |
Os alunos da 2ª Etapa do CE Estado de Goiás, noturno, tendo as orientações devidas da educadora Cida Marconcine, fizeram a diferença.
Veja mais fotos desta aula clicando abaixo:
Parabéns, galerinha querida.
As aulas aconteceram dias 03 e 07/06, na turma A. E na turma B, no dia aconteceu no dia 08/06.
Nenhum comentário:
Postar um comentário